O que é ecodesign e como ele pode diminuir os impactos dos seus produtos

Os consumidores tem estado cada vez mais atentos e tem buscado produtos de empresas que demonstrem preocupação ambiental em sua produção. Uma das diversas maneiras de se engajar nessas questões é o desenvolvimento de produtos mais amigáveis com o meio ambiente, através do ecodesign. Para que você conheça melhor essa ferramenta, apresentaremos alguns tópicos importantes sobre o tema.

 

O Conceito

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, ecodesign é: projetar ambientes, desenvolver produtos e executar serviços que reduzirão o uso dos recursos não-renováveis ou diminuirão seus impactos ambientais durante seu ciclo de vida. Em outras palavras, é a inclusão do pensamento do ciclo de vida no projeto, de forma a elaborar produtos mais simples, que consomem menos materiais e energia, duram mais e reduzem a geração de resíduos.

 

A Redução de Impactos

Aplicação do ecodesign tem o objetivo de reduzir a geração de impactos de um produto em todo o seu ciclo de vida, mas é nas etapas finais que esses ganhos são mais visíveis, principalmente pelo prolongamento da fase de uso e pelas possibilidades ambientalmente mais corretas de fim de vida, incluindo retornos para o próprio ciclo.

Indiretamente, essas alterações surtem efeitos positivos nas etapas anteriores, por exemplo, exigindo menos consumo de matérias-primas virgens, reduzindo processos de fabricação e diminuindo logísticas. Seus objetivos seguem os mesmos propostos por leis internacionais e nacionais como a Política Nacional de Resíduos Sólidos que instituiu o conceito de responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida em determinados produtos, incluindo logística reversa e hierarquia de prioridades para o gerenciamento de resíduos sólidos.

 

426 mil celulares são descartados todos os dias nos EUA. 
Fonte: http://seedmagazine.com/slideshow/chris_jordan/

 

Benefícios ambientais

Ao implementar ecodesign nos produtos, as empresas podem obter benefícios em diversos setores diferentes da sua cadeia produtiva:

  • Matérias-primas: seu consumo é drasticamente reduzido à medida que os produtos são projetados para durar mais e para serem reaproveitados após o seu descarte. Menos consumo de materiais da natureza significa diminuir impactos ao meio ambiente.
  • Energia: assim como as matérias-primas, o ecodesign geralmente surte um efeito positivo no balanço energético das cadeias. O simples fato de reutilizarmos determinado equipamento significa que toda a energia que seria necessária para a sua fabricação não é mais necessária. Além disso, possibilitar que determinado produto volte ao ciclo de vida (através de estratégias de reuso, remanufatura e reciclagem) ao invés de ser disposto em aterro, é evitar que a energia incorporada nele seja desperdiçada.
  • Transportes: embora muitas das estratégias de ecodesign resultem na necessidade de uma logística reversa quando o produto é descartado, a diminuição nos consumos de materiais para novos produtos acaba por tornar desnecessários transportes importantes (muitos deles internacionais) ao ponto de compensar e até mesmo ultrapassar o aumento causado pelo recolhimento do material.
  • Resíduos: a sua geração é drasticamente reduzida ao inserirmos iniciativas de ecodesign no desenvolvimento de produtos. Geralmente suas estratégias objetivam descartar somente o que não tem mais potencial nenhum de ser aproveitado, quando um material passa a ser entendido como um rejeito.
     

Como se vê, o ecodesign representa um passo fundamental para o desenvolvimento sustentável, pois insere o pensamento do ciclo de vida na concepção do produto. Suas estratégias são uma resposta ao que precisamos como sociedade moderna, e será cada vez mais requisitada pelos consumidores. As empresas que estão adotando essa estratégia estão estabelecendo um benchmarking em seus produtos e antecipando-se a concorrência. E você, o que pensa sobre o ecodesign?

 

Até a próxima!