Dieta saudável e sustentabilidade, a ACV como forma de mensurar os impactos dos alimentos

Recentemente publicamos em nosso blog sobre como a sustentabilidade é complexa sob a perspectiva empresarial. Exige a análise de vários fatores para que a decisão seja melhor direcionada. E ainda assim, muito provavelmente a decisão tomada não representará o melhor desempenho ambiental para os indicadores.

Hoje, trazemos algo relacionado ao nosso dia-a-dia. Nessa pesquisa muito legal conduzida pelo ecologista David Tilman da Universidade de Minnesota, ele e seus colegas tentaram responder a seguinte pergunta: 

Uma dieta saudável é também a melhor dieta em termos de redução de impacto?

Nem sempre! Muito embora na maioria das vezes sim, dietas saudáveis possuem uma pegada ambiental menor. Isso não é via de regra. Além disso, tudo depende do contexto. No texto, os autores comentam sobre a produção de amêndoas na California. Amêndoas demandam uma boa quantidade de água para ser produzida e a California tem sido atingida por secas. Ou seja, o contexto nesse caso, pesa muito contra a produção de amêndoas. Não se desespere, as amêndoas continuam sendo uma opção melhor do ponto de vista ambiental do que vários outros tipos de alimentos.

Quer outro resultado interessante? 

Bebidas açucaradas por exemplo, têm sido associadas à vários riscos para nossa saúde, porém, de acordo com o estudo seu impacto não é muito maior do que o cultivo de vegetais.

Embora controverso o tema sobre dietas saudáveis e impactos ambientais de determinados alimentos, compreender o todo é importante para saber qual ação realmente reduz o impacto ambiental.

Recentemente, nosso consultor falou sobre o tema no 6º Simpósio de Segurança Alimentar sobre o tema “Desvendando Mitos”. Dentre os exemplos, um trabalho sobre uso de ingredientes saudáveis! 

Se quiser saber mais clique aqui para ver a notícia e aqui para acessar a nossa palestra preencha o formulário abaixo