4 motivos para fazer uma ACV na sua empresa

Que a avaliação do ciclo de vida é uma poderosa ferramenta de gestão e apoio a tomada de decisão você já sabe. Ela é o caminho para o desenvolvimento de estratégias de ecodesign, desenvolvimento e promoção da Economia Circular (EC), comunicação B2B e B2C, transparência de atividades para com os stakeholders, etc. Não por acaso ela é desenvolvida pelas organizações mais avançadas em estratégia coorporativa e aparece em diversas frentes que vão desde políticas públicas até programas de rotulagem e certificações ambientais.
 
Aqui nós enumeramos as 4 principais razões para que você desenvolva uma ACV em sua organização, aproveite!
 

1) Melhora o controle de informações

Um projeto de ACV realiza o mapeamento de processos complementado pela identificação e quantificação dos aspectos ambientais ao longo da cadeia de valor de um produto ou serviço. O escopo deste mapeamento pode ser amplo e considerar fronteiras desde a extração da matéria prima, passando pelo processamento, transporte, uso e disposição final (cradle-to-grave) ou focar em fronteiras mais específicas, como por exemplo, do berço ao portão de fábrica (cradle-to-gate). Ao sistematizar o fluxo dos materiais a ACV melhora a compreensão do processo promovendo o melhor controle de informações por parte da empresa, principalmente por concentrar informações muitas vezes dispersas dentro de uma organização.
Uma das prmeiras entregas de uma ACV é um fluxograma detalhado do sistema industrial, contendo os processos unitários e todos os fluxos que o conformam.
Por mais simples que pareça, a descentralização das informações e a falta de informação sobre o fluxo de materiais não é algo raro nas indústrias, motivado principalmente pelo dinamismo do ambiente industrial. A gestão da informação do ciclo de vida de um produto, permite novos insights nem sempre visíveis à organização, e fomenta a discussão de melhorias por parte das equipes de P&D, afinal, devo colocar esforços em novas tecnologias para substituição do aço de meu produto ou será que a troca das pequenas quantidades de cobre representam um ganho ambiental maior?
 

2) Auxilia na otimização de processos

Com um maior conhecimento sobre as etapas do ciclo de vida de seus produtos, as empresas podem identificar onde ocorrem ineficiências e avaliar as possibilidades de otimização do uso de materiais e energia (condição associada à redução de custos, e, geralmente, de impactos ambientais do produto).
 

3) Auxilia na redução de impactos da cadeia de valor

Ao traduzir os aspectos ambientais em indicadores de desempenho (como emissões de CO2 equivalentes) a ACV identifica e avalia as fases críticas de uma cadeia de valor. Através do mapeamento destes hotspots ou gargalos ambientais, o plano de ação é mais efetivo e com melhores resultados.
 
O perfil ambiental do sistema de produto é o principal resultado da ACV; Além dos gargalos ambientais permite que trade-offs sejam avaliados.
 
 
Partindo do perfil ambiental do sistema de produto, é possível:
  • Desenvolver fornecedores através da análise de matérias-primas;
  • Melhorar processos internos por meio da avaliação de gargalos do sistema;
  • Melhorar modais e trajetos de logística;
  • Antecipar o comportamento ambiental da fase de uso;
  • Avaliar estratégias de logística reversa;
  • Analisar melhores estratégias de fim de vida para os produtos descartados;
  • Avaliar futuras tecnologias, instalações e materiais;
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4) Apoia a tomada de decisões sustentáveis

A ACV permite criar métricas confiáveis para avaliar a sustentabilidade do produto e das ações da organização para a redução da sua pegada ambiental. Insere-se a variável ambiental na forma de indicadores de desempenho associados aos produtos e serviços desenvolvidos pelas organizações, geralmente em conjunto com outras dimensões, tais como custos, questões sociais e performance.