A nova versão da norma ISO 14001 (Sistemas de Gestão Ambiental – SGA) apresenta requisitos ligados ao pensamento em ciclo de vida na cadeia de valor. Isto significa que as organizações necessitam identificar os aspectos e impactos além da sua fábrica, de forma a considerar a totalidade do ciclo de vida de seus produtos e/ou serviços. Apesar de se tratar de um mapeamento simples, o ponto chave para as organizações evoluírem em sua política ambiental e obterem efetividade nas ações está na inserção deste conceito e dos dados na estruturação do SGA, através da procedimentação da perspectiva de ciclo de vida no PDCA e/ou no processo de tomada de decisão.

A EnCiclo desenvolve a procedimentação sobre o pensamento do ciclo de vida nas organizações, em atendimento às exigências da norma ISO 14001, com base na metodologia de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) normatizada pelas NBR ISO 14040 (2009) e NBR ISO 14044 (2009).

Implementamos o procedimento na cultura organizacional de maneira integrativa, conectando os setores responsáveis pelo controle e processamento dos dados da cadeia de valor com aqueles que utilizarão este fluxo de informações para a tomada de decisão. Garante-se desta forma a efetividade dos processos internos, permitindo a reprodução periódica para acompanhamento (melhoria contínua) e a replicação para outras linhas/produtos, características que garantem autonomia e diversidade de aplicação. Adicionalmente, o procedimento é uma estruturação completa das primeiras etapas de uma ACV, conferindo economia de tempo e recursos quando no desenvolvimento de uma ACV “completa”. Com este complemento torna-se possível o atendimento a outros requisitos da própria ISO 14001 e o enquadramento de preceitos da Economia Circular, como por exemplo, controles para ecodesign, comunicação B2B/B2C e previsão de potenciais impactos ambientais de etapas como o transporte e disposição final.

A EnCiclo disponibiliza procedimentos específicos para atender parte dos requisitos da norma ISO 14001, no que tange à identificação de aspectos ambientais ao longo do ciclo de vida do produto a ser avaliado, identificação de área de atuação e de influência, identificação de impactos ambientais potenciais, estabelecimento de controles para o design de produtos pensando em todas as etapas de seu ciclo de vida, entre outros.

 

Interessado? Entre em contato e veja como a EnCiclo pode ajudar!