4 ações de marketing viabilizadas pela ACV

Muitos empresários têm dificuldade de ver como a Avaliação de Ciclo de Vida de Produtos (ACV) pode ser utilizada em ações de marketing para a empresa, e assim agregar valor à sua marca e seus produtos. Foi pensando nessa questão que escrevemos este artigo para levantar a aplicação de algumas possibilidades de uso da ACV.

Em primeiro lugar é preciso entender que o comportamento dos consumidores está mudando e cada vez mais a exigência por um consumo mais sustentável está se tornando um fator de decisão na hora da comprar um produto ou consumir um serviço. Indo nessa mesma direção as legislações, tanto a Brasileira como as estrangeiras, estão se tornando mais firmes nas questões ambientais e impondo barreiras para produtos que não sejam sustentáveis.

Abaixo separamos 4 formas que você pode utilizar a ACV a favor da sua empresa, seja agregando valor ou como ferramenta estratégica para tomada de decisões de marketing.

1) Viabiliza as práticas de Eco-design

O mapeamento e modelagem da cadeia de valor permite que praticas de design sejam experimentadas antecipando comportamentos ao longo do ciclo de vida deste produto. É possível, por exemplo, avaliar que uma embalagem pode reduzir o impacto ambiental de um produto, uma vez que ela aumenta a sua validade. Além disso, permite novas matérias-primas sejam analisadas, formatos e processos de manufatura, para verificar de que forma esta nova concepção pode afetar a sua circularidade pós-consumo. Nem sempre a reciclagem poderá gerar menos impactos, porque pode reduzir a geração de resíduos por um lado, mas aumentar as emissões de CO2 em outro. É preciso avaliar o ciclo de vida e quais trade-offs ocorrem para que a redução de um dano ambiental não seja trocada pela criação de outro tipo de dano.

2) Sustenta ações de marketing e gera a valorização da marca

Demonstrar iniciativas de compreensão do ciclo de vida de um produto é essencialmente demonstrar responsabilidade socioambiental, não somente nas proximidades da fábrica, mas ao longo de toda a cadeia que é afetada por este produto. Esta condição expande a visão e controle da cadeia fazendo com que a tomada de decisão e divulgação de ações tenham como base todas as variáveis que influenciam nos impactos ambientais. Desta forma, evita-se que determinada estratégia para melhorar o produto e sua imagem (em uma etapa especifica de seu ciclo de vida) acabe por causar maiores impactos em outro ponto (veja este exemplo de uma iniciativa do Starbucks) e, consequentemente gerando um marketing indesejado.
Os elementos do pensamento em ciclo de vida e resultados da ACV são transparentes e inspiram confiança nos stakeholders, gerando a valorização da marca na comunicação B2B e B2C.

3) Permite a obtenção de rótulos e certificações ambientais

A ACV é base metodológica para que empresas possam comunicar seus avanços ambientais de forma mais clara e direta, por meio de selos e rótulos ambientais já bastante aceitos em mercados consumidores como a Europa e Estados Unidos. Exemplos destas certificações são o LEED (para construção civil sustentável), as Declarações Ambientais de Produto (EPD) (para qualquer produto) e o Rótulo Ecológico ABNT (para qualquer produto). Os rótulos, além de ganhar em comunicação, acrescentam um fator de imparcialidade, pois é auditado por órgãos terceiros e independentes.
Mais recentemente, em sua nova versão, a ISO 14001 indica a necessidade da implementação do pensamento em Ciclo de Vida nas organizações para a obtenção e/ou renovação da certificação de Sistema de Gestão Ambiental (SGA), complementando a importância do conceito para os próximos anos.

4) Sustenta análise de Benchmarking

As métricas de uma Análise de Ciclo de Vida, além de definirem a sua pegada ambiental, também possibilitam a realização de comparações entre produtos e serviços similares. Desse modo, a organização consegue situar o seu desempenho com relação a concorrentes, defender-se de ataques sem embasamento técnico-científico e pleitear novos mercados.
A ACV é útil na propagação de produtos sustentáveis e no crescimento de empresas que trabalham de forma sustentável e sempre buscam melhorar seu produto, sejam em estratégias internas ou externas.