Qual é a da Economia Circular?

O que é Economia Circular?

A Economia Circular (EC) é um conceito econômico inspirado nos sistemas naturais, como os ciclos biológicos de nutrientes, onde “o desperdício de uma espécie é o alimento de outra e a energia é fornecida pelo sol” (ELLEN MACARTHUR FOUNDATION, 2018). Espelhado nestes sistemas, os seus princípios fundamentais são:

Embora a EC possa ser considerada recente em termos de discussão, os seus fundamentos remetem especialmente à 3 escolas de pensamento mais antigas: Ecologia Industrial, Berço ao berço (“cradle-to-cradle”) e Biomimética. Assista um vídeo explicativo sobre o conceito da EC produzido e publicado pela Ellen MacArthur Foundation.

Agora pense no conceito de EC e nos seus princípios e compare-os com o nosso atual modelo econômico... muito diferente, não é? O nosso atual modelo econômico é denominado de Economia Linear.

O problema é a Economia Linear...

Diferentemente do que ocorre na natureza, o ser humano estabeleceu ao longo de sua evolução um sistema de economia linear, refletido em quatro ações principais: extrair, produzir, usar e descartar. Neste modelo, como uma linha reta, os bens de consumo são concebidos de forma desconexa com o restante do seu ciclo de vida. Esta situação está tão enraizada na sociedade moderna que muitas vezes tratamos das lojas e supermercados como fornecedores diretos de bens de consumo. Não nos lembramos que cada produto passou por vários processos e consumiu diversos recursos até chegar em nossas mãos. Enquanto isso, no final da “linha”, nossa lixeira é considerada o ponto final do problema. Não nos lembramos que todos os nossos resíduos são depositados em algum local, controlado ou não, ou processados, e que ainda por cima existirão descargas para o meio ambiente (como por exemplo metano ou CO2 emitidos pelos aterros).

O modelo de Economia Linear na verdade funcionou até algumas décadas atrás. No entanto, com os avanços da medicina, a facilidade de acesso aos bens de consumo e o aumento populacional, este modelo passou a ser insustentável. É esperado que até 3 bilhões de novos consumidores entrem no mercado até 2030, o que aumentará a pressão sobre os recursos. Consequentemente, a diminuição de recursos naturais e o aumento de danos ao meio ambiente têm começado a afetar a produtividade nos setores econômicos, tornando mais difícil e mais cara a extração de matérias-primas em boa qualidade. O modelo linear assume que os serviços ecológicos são garantidos quando há uma constante e progressiva diminuição da biodiversidade no mundo.

Nossa sociedade global não é sustentável neste modelo linear!

Como você deve ter notado a Economia Circular redefine o atual modelo linear de produção e consumo para um modelo cíclico de matéria e energia.

É possível tornar a economia “circular”?

A essência conceitual da EC exige uma mudança do atual modelo nas organizações e na sociedade, que pode parecer bastante radical em um primeiro momento. Ela requer uma inovação nos negócios e se relaciona à boa governança, devendo estimular novas práticas na gestão pública, com foco na participação de todos os envolvidos no ciclo de vida de um sistema. Entendendo este conceito, não só é possível tornar a economia circular, como diversas iniciativas e elementos da EC já existem e já fazem parte da rotina de muitas empresas.

O conceito é amplo, mas as ações estratégicas podem ser específicas! E isso já é um ótimo começo!

A Política Nacional de Resíduos Sólidos é um marco para a EC no Brasil. Ela institui a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida de produtos e serviços (entenda aqui!) e indica a hierarquia de gerenciamento de resíduos sólidos que segue o princípio da inércia de Walter Stahel e respeita a sequência de loops da EC. A responsabilidade compartilhada impulsionou setores da economia a criarem programas de logística reversa e reaproveitamento de produtos descartados, elementos chave para a diminuição na geração de resíduos e aproveitamento dos materiais e energia embutida nos mesmos. Desta forma, quem se enquadra na PNRS já está desenvolvendo práticas da EC.

Iniciativas de ecodesing têm relação direta com todos os preceitos da Economia Circular. Muitas de estratégias visam facilitar a desmontagem e destinação das partes do produto após o seu descarte, que, se antecipada a hierarquia de gerenciamento de resíduos, são direcionadas para manutenção e reuso, remanufatura, reciclagem e somente a fração de rejeitos sendo encaminha para destinos menos nobres como o aterro ou incineração. Outras ações de ecodesign visam aumentar ao máximo a eficiência das fases de manufatura e uso, o que tem efeito direto na quantidade de recursos que são consumidos e consequentemente na quantidade de resíduos gerados.

Alinhado com os preceitos da EC, a nova ISO 14001 sinaliza a necessidade de identificar todos os aspectos ambientais ao longo do ciclo de vida de produtos e considerar o pensamento em ciclo de vida no design dos produtos (leia aqui!). Assim, além do mapeamento inicial onde os gargalos ambientais e áreas de influência e ação são indicadas, preceitos de ecodesign começam a ser requisitados para obtenção da certificação ambiental ISO 14001. No seu próximo ciclo, sob influência das vertentes da EC, a ISO provavelmente estará indicando a necessidade de integração e quantificação de indicadores de ciclo de vida das linhas de produtos das organizações no SGA.

O Diagrama Borboleta, A Economia Circular resumida em uma figura.

Em paralelo, um dos pilares mais importantes da EC, o desenvolvimento de tecnologias para a geração de energias renováveis tem evoluído e se diversificado, sendo não só uma realidade, mas um tema recorrente em qualquer campo de inovação.

Como desenvolver a Economia Circular em sua organização?

Naturalmente o desenvolvimento da EC em uma organização dependerá das especificidades desta própria organização, como core business, setor econômico, localização, leis e políticas públicas relativas às suas atividades, etc. No entanto, algumas dicas podem ser antecipadas com base nos quatro pilares da EC:

Projete com o mínimo de geração de resíduos e poluição

Preceito básico de qualquer organização com responsabilidade socioambiental e talvez represente a estratégia mais solidificada nas organizações atuais, seja por imposições legais e de mercado, economia de recursos ou como diferencial de mercado. Ação de vital importância pois ataca o problema na raiz.

Mantenha produtos e materiais em uso

Quanto menor o loop dentro do diagrama de borboleta mais eficiente é o ciclo de vida, de forma que manter um produto com o seu mais alto valor pelo maior tempo possível faz todo o sentido do ponto de vista econômico e ambiental. Existem duas formas de estender o ciclo de vida dos produtos, aumentando a fase de uso ou permitindo que o produto seja reutilizado por mais ciclos.

Quanto menor o ciclo ou loop, mais lucro ele gera... por exemplo não se remanufatura algo que pode ser reutilizado, não se recicla algo que pode ser remanufaturado, e etc.

Incorpore resíduos

Busque recursos nos resíduos ou torne seus resíduos recursos. Das duas maneiras é possível obter resultados ecoeficientes importantes e ainda explorar créditos e benefícios de programas ambientais e políticas públicas voltadas para a sustentabilidade.

 

Um caminho que une estas três estratégias é o ecodesing. Desenvolvendo novos produtos e enquadrando seu sistema produtivo na hierarquia de gerenciamento de resíduos sólidos da PNRS enquanto suportado por análises de desempenho e de auxílio à tomada de decisão, é possível mapear os gargalos do sistema produtivo, analisar possibilidades de simplificação do ciclo de vida do produto e permite antecipar às fases seguintes como manutenção e fim de vida.

Esta estratégia conjunta é uma ação inicial torna o produto mais sustentável, atende tanto a PNRS quanto às exigências da nova ISO 14001, permite que a organização demonstre transparência e boa governança aos stakeholders seu engajamento

(Post embasado no curso Circular Economy da TU Delft OpenCourseWare, 2018).

 

Ficou interessado? Entre em contato com os consultores da EnCiclo e veja quais soluções em sustentabilidade existem para o desenvolvimento da Economia Circular em sua organização!

 

Fique atento aos próximos posts da EnCiclo na temática da Economia Circular:

  • E o retorno? Como criar valor a partir das estratégias de Economia Circular?
  • Os loopings da Economia Circular, como encontrar o melhor caminho para seus produtos?

Até a Próxima!