Lançamento do blog da EnCiclo

Olá pessoal!

Sejam muito bem-vindos ao blog da EnCiclo Soluções Sustentáveis. Vamos utilizar esse espaço para falar daquilo que mais gostamos: sustentabilidade, gestão ambiental e análise de ciclo de vida. Em nossos posts vocês vão encontrar notícias, informações e dicas para ficarem atualizados sobre o que há de novidades sobre esses temas, que têm sido cada vez mais parte da vida das pessoas e da rotina das empresas. Queremos também a participação de vocês, discutindo e comentando sobre os nossos posts. Vamos pedir licença nesse primeiro post para falar um pouco de nós e de como pensamos a sustentabilidade.

 

Quem somos

Somos todos entusiastas do meio ambiente: engenheiros ambientais, biólogos e tecnólogos ambientais. Em comum temos a pós-graduação em Engenharia Ambiental na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o desenvolvimento de dissertações e teses na área de Análise de Ciclo de Vida (ACV) em nosso grupo de pesquisa.

 

Análise de Ciclo de Vida

A metodologia de ACV é uma ferramenta poderosa para ajudar as empresas a conhecerem seus produtos e serviços sob o ponto de vista de geração de impactos ambientais. Dessa forma, é possível contribuir para que as empresas desenvolvam um perfil sustentável e implementem ações para a redução ou mitigação dos impactos gerados por suas atividades.

A ACV pode ser interligada com outras ferramentas de gestão ambiental e fornecer informações valiosas para esses projetos. Podemos destacar, por exemplo, a produção de relatórios de sustentabilidade, o desenvolvimento de rótulos ambientais, a certificação de sistemas de gestão, a elaboração de inventários de gases de efeito estufa e a criação de produtos ecoeficientes, entre outras várias aplicações.

 

Porque criamos a EnCiclo

Muitos diretores, gestores ambientais e de marketing nos procuraram interessados em desenvolver projetos de sustentabilidade. Mas nós como pós-graduandos tínhamos o objetivo apenas de desenvolver a metodologia e não implementá-la na prática e, por isso, não poderíamos colaborar com as empresas da maneira que gostaríamos. E foi dessa necessidade de ajudar que decidimos criar a EnCiclo Soluções Sustentáveis: uma empresa de consultoria ambiental especializada em Análise de Ciclo de Vida que tem o objetivo de contribuir para que seus clientes desenvolvam seus negócios de maneira sustentável, ou seja, ecologicamente correta, socialmente justa e economicamente viável.

 

O desenvolvimento sustentável das empresas

As empresas podem desenvolver suas atividades, vender seus produtos e ser lucrativas sem agredir o meio ambiente. Através de projetos de gestão ambiental, ecodesign, produção mais limpa, redução e compensação dos impactos ambientais é possível minimizar o consumo de recursos do meio ambiente e a geração de resíduos e efluentes dos processos produtivos.

 

O consumidor sustentável

O consumidor está cada vez mais preocupado com questões ambientais e buscam produtos que respeitem o meio ambiente e as pessoas. Por isso, é cada vez maior a tendência de que empresas que incluem a sustentabilidade em sua rotina se destaquem no mercado. Esse tipo de prática não deve ser entendida como um gasto e sim como um investimento, pois há retorno na forma de valorização ambiental da marca e, em muitos casos, há também redução do consumo de água, energia, recursos naturais e diminuição da necessidade de tratamento de dejetos.

Por tudo isso, as empresas devem ter cada vez mais consciência ambiental e estar atentas a essas questões ao executarem suas atividades. É para contribuir nesse processo que a EnCiclo existe e através deste espaço queremos dividir com vocês informações sobre esses temas, nossas experiências e percepções. Também queremos que este seja um espaço de compartilhamento de ideias e de discussões sobre sustentabilidade. Esperamos que aproveitem nosso conteúdo!

Um grande abraço de toda a equipe da EnCiclo Soluções Sustentáveis!