Como gerar Valor com a Economia Circular?

Talvez você já saiba que é necessário que os nossos padrões de produção e consumo evoluam de uma economia linear para uma economia circular (veja aqui). Também não é mais novidade que as organizações que estão se adaptando a este novo modelo de negócio estarão mais preparadas para os próximos anos. No entanto, ainda é muito comum que o investimento em ações e estratégias que promovam a EC ainda seja encarado como um custo. Neste sentido, este post enumera 4 valores que a transição para a economia circular pode gerar.

1 Valor econômico

Este é o valor mais direto que se pode gerar pelo “fechamento” dos ciclos das cadeias de valor. Nesta condição é possível criar novos mercados, com produtos recondicionados ou materiais reciclados, consequentemente obtendo-se uma fatia maior de mercado o que gera receita. É possível ter menos custos porque se obtêm acesso a recursos mais baratos ou pode-se até reduzir riscos, diminuindo as externalidades negativas.

“as empresas mais inteligentes entendem que é possível fazer dinheiro com o fechamento dos loops da Economia Circular” (Dr Erwin van der Laan, professor da Rotterdam School of Management na Erasmus University, Holanda)

“estima-se que a transição para a economia circular possa levar ao crescimento de US$ 4,5 trilhões do PIB em todo o mundo até 2030” 

Este retorno pode ser classificado em duas frentes:

Tangível:
Economia na produção (menos resíduos, maior aproveitamento de matéria-prima, incorporação de materiais descartados por outras indústrias), acesso a benefícios creditícios diversos e mercados secundários (resíduos = produtos para outras indústrias).


Intangível:
Valorização da marca, responsabilidade socioambiental, compromisso e relação com stakeholders, garantia de qualidade de vida para futuras gerações.

 

Um case nacional e referência global de EC é o Nat.Genius, unidade de negócio desenvolvido pela Embraco que transforma produtos advindos da logística reversa de equipamentos eletroeletrônicos (geladeiras, fornos, computadores e eletrodomésticos) e materiais oriundos de outros processos industriais em matéria-prima para diferentes aplicações residenciais ou comerciais. Inicialmente estruturada para atender a demanda de equipamentos obsoletos para a Embraco, hoje a Nat.Genius gera tanto valor que presta consultoria e atende outras indústrias, com clientes tanto no Brasil quanto no exterior.

2 Valor ambiental

O fechamento dos ciclos na Economia Circular pressupõe controle sobre todas as etapas do ciclo de vida dos produtos, o que por sua vez pressupõe gestão. Segundo Peter Drucker, tudo que se gerencia, se melhora, e isso se aplica às pegadas ambientais destes produtos. Fechar os loops de materiais e energia tem um enorme potencial de reduzir os impactos ambientais sobretudo na diminuição da necessidade por matérias-primas virgens, na extensão da vida útil dos produtos e no tratamento de fim de vida (que passa a ser controlado).

“A remanufatura de compressores de ar reduz em média 40% dos impactos ambientais se comparada à reciclagem ou disposição em aterro"

O pensamento sobre o ciclo de vida é definido como um dos principais conceitos associados à economia circular, enquanto que a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) é a ferramenta que auxilia as empresas a tomar decisões sobre a redução de seus impactos e orientá-las por meio de metas de economia circular. A ACV suporta o desenvolvimento de ideias para fechamento dos loops e na avaliação de possíveis efeitos adversos indesejáveis no meio ambiente. Aliando a redução de impactos à um plano de comunicação (aos stakeholders de uma organização por exemplo), os clientes podem ser mais leais aos produtos e à empresa, agregando mais elementos ao valor econômico (item 1)

3 Valor do consumidor

Depois de configurar uma cadeia de fornecimento reversa para recuperar os produtos, pode-se oferecer determinados serviços para clientes, ampliando a gama de opções e criando valor ao consumidor:

  • Pode-se facilitar a devolução de produtos;
  • Facilitar a substituição de um produto obsoleto por um novo produto;
  • Oferecer uma nova gama de produtos, por exemplo, produtos recondicionados mantendo a alta qualidade por um preço reduzido ou produtos ecologicamente corretos;
  • Oferecer serviço de manutenção;
  • Oferecer opções de upgrade;

Tudo isso aumenta a satisfação e fideliza o cliente, alcança uma maior fatia de mercado, e a médio prazo gera lealdade dos consumidores.

Talvez o exemplo mais icônico do valor ao consumidor seja o case da empresa americana de fotocopiadoras Xerox. Líder no mercado mundial, o modelo de negócios da Xerox leva em conta a economia circular “emprestando” seus produtos para seus clientes, complementando a sua venda com manutenção e produtos de reposição, e substituindo os equipamentos de forma programa e de forma a garantir que os produtos obsoletos retornem com qualidade suficiente para reentrarem no processo produtivo.

4 Valor informativo

Pelo fato de se retornar os produtos cria-se a oportunidade de inspecioná-los, e isso abre margem para adquirir dados importantes. É possível, por exemplo, verificar qual foi o desgaste dos equipamentos e compreender de que forma os consumidores estão usando produtos. Diretamente, isso fornece informações valiosas sobre como melhorar seus processos de cadeia de suprimentos. Talvez o efeito mais direto desta condição seja oferecer suporte para o design de produtos, podendo reprojetá-los de forma que eles se ajustem melhor às necessidades dos clientes.

“Muitas empresas contratam consultores caros para fazer pequenas pesquisas para de alguma forma obter essas informações. E agora você obtém isso de graça porque você já tem seus loops fechados” (Dr Erwin van der Laan, professor da Rotterdam School of Management na Erasmus University, Holanda).

Em resumo: O valor informativo refere-se aos dados valiosos sobre problemas de produção e fornecimento, taxas de falha, vida útil do produto, reclamações do consumidor e padrões de uso. Esses dados podem ser adquiridos mais facilmente em um sistema de loop fechado.